Pesquisar este blog

domingo, 9 de dezembro de 2012

FEBRE DA SELVA (1991) - JUNGLE FEVER


Arquiteto negro , feliz no casamento e pai de uma menina, mantém romance com sua secretária branca, de origem italiana, e ambos são severamente recriminados pelas respectivas comunidades.


Depois da violência de Faça a coisa certa e da musicalidade de Mais e melhores blues, Febre da selva é a sequência natural do questionamento levantado pelo diretor Spike Lee em torno da luta racial, da infidelidade e da procura por identidade. Esses temas são mostrados de forma poética e forte, devassando tanto o universo íntimo dos negros o dos brancos.


Samuel L. Jackson, que interpreta o irmão drogado do arquiteto, foi premiado no Festival de Cannes como ator coadjuvante.


ESPANTALHO (1973) - SCARECROW


Max (Gene Hackman), recém saído de uma cadeia, após sete anos de prisão, conhece o jovem Lion (Al Pacino) em uma estrada. Lion, um marinheiro, quer rever a mulher, que deixou muitos anos antes e seu filho, que ele ainda não conhece, ao passo que Max deseja abrir um lava-rápido e reiniciar a sua vida. Nesta caminhada, os dois aprendem um pouco mais sobre eles mesmos ao passo que a amizade aumenta.


Co-vencedor da Palma de Ouro em Cannes (prêmio dividido com O assalariado), é um drama existencial dolorido e triste, filme de estrada desesperado, numa América machucada por tensões sociais.


O fatalismo se torna mais suportável pelo talento da dupla de atores, em perfeita forma.