Pesquisar este blog

domingo, 4 de novembro de 2012

ESPOSAS INGÊNUAS (1922) - FOOLISH WIVES


Conde Karamzin (Erich von Stroheim), um pseudo-aristocrata sem escrúpulos vive dando golpes na alta sociedade Européia. Seu próximo alvo é seduzir a esposa mal-amada de um diplomata americano.


Ouro e maldição é o filme mais famoso do diretor Erich von Stroheim, mas Esposas ingênuas é sua obra-prima. Filme sagaz e de uma objetividade implacável, confirma seu diretor como o primeiro grande ironista do cinema. O anti-herói Karamzin é apresentado como uma figura cínica, descaradamente hipócrita e, quando o circo pega fogo, de uma covardia desprezível. Porém, ele e seus amigos são muito mais divertidos do que o marido americano cheio de virtudes e sua esposa insossa. 


O tom de fria indiferença do filme é realçado pela elaboração exaustiva do mundo que cerca que os personagens, articulando o espaço através de estratégias visuais (como camadas sobrepostas de profundidade, movimentos periféricos e arranjos múltiplos) que dão ao expectador uma perspectiva intensa de todo o panorama das cenas. São raros os planos que não encantam com sua interação rica e brilhante entre detalhes, iluminação, gestos e movimentos.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário