Pesquisar este blog

sábado, 28 de julho de 2012

DURO DE MATAR (1988) - DIE HARD


Em visita à mulher, que trabalha para empresa japonesa em Los Angeles, o detetive  nova-iorquino John McClane (Bruce Willis) enfrenta sozinho quadrilha de terroristas que sequestra ocupantes de um prédio, inclusive sua esposa.


Antes deste filme, Bruce Willis era apenas um ator de um único seriado de televisão bem-sucedido ( A gata e o rato) e um filme fracassado (Encontro às escuras), mas após o enorme sucesso deste filme tornou-se um dos astros mais "quentes" de Hollywood.


O diretor John McTiernan - que anteriormente dirigiu o filme de Predador, com Arnold Schwarzenegger (que foi, aliás, inicialmente sondado para o papel de McCLane) - enche sua aventura no arranha-céu com explosões, lutas e ação incessante, enquanto nosso anti-herói caça os terroristas um a um ouvindo seus walkie-talkies para tentar descobrir seus planos.


McTiernan, com os escritores Jeb Stuart e Steven de Souza, redefine com sucesso o filme de ação como um exército de um homem só. Willis solta tiradas espertas ao longo de uma série de armações e desenlaces inteligentes (quando McClane tira seus sapatos e meias no início do filme, parece claro que seus pés descalços serão usados como um recurso na trama mais tarde, e de fato o são), sua camiseta ficando mais suja a cada segundo.


Encenado com maestria por Willis no papel de um cara que realmente preferia estar em outro lugar. McClane é um tipico herói dos anos 80. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário