Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de junho de 2012

ROMEU E JULIETA (1968) - ROMEO AND JULIET


Em Verona, no norte da Itália, os adolescentes Romeu (Leonard Whiting) e Julieta (Olivia Hussey) se apaixonam. mas são de famílias rivais, encontram obstáculos para viver seu amor.


A melhor versão cinematográfica da famosa tragédia de Shakespeare. Em um filme em que praticamente tudo deu certo, a decisão crucial do diretor Franco Zeffirelli foi escolher atores com a idade certa para interpretar os personagens. No início da peça, Julieta "ainda não percebera a mudança dos 14 anos" e Romeu é um pouco mais velho.


Para Julieta, foi o primeiro amor e a atração de Romeu pela invisível Rosalind é esquecida no momento em que ele põe os olhos em Julieta no baile de máscaras: "Até esta noite eu jamais vira a verdadeira beleza". Depois de uma pesquisa internacional bastante divulgada, Zeffirelli escalou Olivia Hussey, uma jovem argentina de 16 anos, e Leonard Whiting, um inglês de 17.


Os dois não apenas eram talhados para os papéis, mas os encarnaram com o frescor de suas personalidades e, embora nenhum deles fosse ator treinado, mostraram-se a altura dos diálogos de Shakespeare; o livro de Anthony Holden, William Shakespeare: The man behind the genius, contrasta "a beleza simples com que os amantes conversam em seus momentos de ingênua felicidade" com os "ornados floreios retóricos predominantes em outras partes da peça" - floreios que Zeffirelli suprimiu com rigor, podando cerca de metade da peça. Foi severamente criticado por esses cortes, porém, muito do que no palco precisa ser descrito, na tela pode ser simplesmente mostrado.


A fotografia primorosa de Pasquale de Santis e o vestuário magnífico, de Danilo Donati, foram premiados com o Oscar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário