Pesquisar este blog

sábado, 19 de maio de 2012

O PLANETA DOS MACACOS (1968) - PLANET OF THE APES


Após longa viagem, astronautas chegam a planeta dominado por macacos, que escravizam e matam os seres humanos. Um dos astronauta escapa e torna-se motivo de discussão entre jovens chipanzés antropólogos e seus chefes gorilas.


Um clássico entre as aventuras de ficção científica que permanece tão poderoso hoje quanto na época de seu lançamento, O planeta dos macacos foi um projeto que tinha tudo para dar terrivelmente errado. Ter tantos atores vestidos de macaco poderia bem ser um convite para a troça das platéias.


Antes de o filme entrar em produção, o maquiador John Chambers aliviou os medos dos chefões do estúdio ao filmar um teste com Charlton Heston (como o humano Taylor) e Edward G. Robinson (como o macaco Dr. Zaius).


Ao demonstrar que a maquiagem de macaco era convincente, Chambers recebeu 50 mil dólares para desenvolver os efeito símios no filme. Robinson , temendo que horas na cadeira do maquiador ameaçassem sua já debilitada saúde, saiu do elenco e foi substituído por Maurice Evans.


Foi um dinheiro bem gasto. Os símios que os astronautas encontram quando saem de sua espaçonave  são realmente assustadores. E a escalação do elenco foi perfeita. Heston é másculo e durão. Roddy McDowall e Kim Hunter, como os macacos "amistosos" Cornelius e Zira, conseguem escapar do confinamento de suas maquiagens e têm desempenhos emocionantes.


Pontuado por cenas antológicas como a primeira visão de Taylor do novo planeta, sua captura e naturalmente o final inesquecível, o roteiro de Rod Serling e Michael Wilson é inteligente e cheio de diálogos sensacionais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário