Pesquisar este blog

sábado, 26 de maio de 2012

ABRE LOS OJOS (1997)


O bem-sucedido e narcisista César ( Eduardo Noriega ) se livra da última moça com quem passou a noite, conhece Sophia (Penélope Cruz), a "moça dos seus sonhos", e trai seu melhor amigo na noite anterior, acordando em seguida em uma prisão psiquiátrica, acusado de assassinato, após um horrível acidente de carro que o deixa desfigurado.


Na prisão, que por algum tempo parece ser a realidade, ele projeta um presente e um futuro a partir dos resquícios de sua vida passada e de filmes já vistos. Entrando em crise, ele se torna incapaz de distinguir a vida do sonho - isto é, até a série labiríntica de reviravoltas e revelações que levam à conclusão, onde a "realidade" de tudo o que aconteceu até então é questionada de maneira arrepiante.


Abre los ojos, de Alejandro Amenábar talvez seja mais conhecido como o filme espanhol refilmado por Cameron Crowe como Vanilla Sky (2001), com Tom Cruise, mas merece ser visto como a obra virtuosa e verdadeiramente original que é. Intrigado com a criogenia e a realidade virtual, Amenábar disse que desejava fazer um filme "realista" de ficção científica apenas com "ângulos de câmera" ao invés de efeitos especiais impressionantes.


Mas Abre los ojos transcende uma classificação fácil assim, exceto se considerado um precursor de filmes como Matrix (1999), Clube da luta (1999), O sexto sentido (1999), Amnésia (2000) e Cidade dos sonhos (2001) - filmes soturnos que, construídos como quebra-cabeças paranóides, podem ser separados em camadas, mostram a identidade como um desempenho ou experiência virtual, questionam a natureza do tempo e da realidade e precisam ser vistos ao menos duas vezes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário