Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de março de 2012

O DORMINHOCO ( 1973 ) - SLEEPER


Miles Monroe ( Woody Allen ), músico de jazz e proprietário de uma loja de alimentos saudáveis no Greenwich Village, é descongelado 200 anos depois e ter sido preservado em papel alumínio por causa de complicações durante uma rotineira cirurgia de úlcera.


Este é um dos "filmes divertidos da primeira fase", como o próprio Woody Allen o descreve: um veículo, no estilo das comédias de Bob Hope, para o personagem judeu resmunguento e neurótico de Allen à solta em uma visão do futuro moldada por filmes como 2001: uma odisséia no espaço, Laranja mecânica, THX 1138.


Como em Bananas ( 1971 ) e em A última noite de Boris Grushenko ( 1975 ), o personagem de Allen é um trapalhão que se envolve com um grupo revolucionário que parece fadado a substituir uma tirania por outra. Há alguns trechos filosóficos cortantes sobre relacionamentos românticos condenados ao fracasso, mas o foco principal do filme é a comédia.


Esta varia desde alfinetadas satíricas a valores da época, vistos de uma perspectiva futurista tortuosa ( foi provado que comida gordurosa e cigarros são melhores para você do que alimentos saudáveis ), até o estilo pastelão do cinema mudo ( uma banana gigante naturalmente leva a uma gag com uma casca de banana gigante ), passando por surrealismo pirado durante uma sessão de desprogramação mental que se transforma em uma reprise de Uma rua chamada pecado ( 1951 ), com Diane Keaton e Allen nos papéis de Marlon Brando e Vivien Leigh.



Nenhum comentário:

Postar um comentário