Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de março de 2012

MINHA VIDA DE CACHORRO ( 1985 ) - MIT LIV SOM HUND


A comovente história de Ingemar (Anton Glanzelius), um menino de 12 anos que, por conta do delicado estado de saúde de sua mãe, é levado para casa de parentes no interior do país. A trama acontece nos anos 1950 e é filtrada pelo olhar do garoto que enfrenta dificuldades para se adaptar à nova vida e superar as saudades de sua cadela de estimação, do irmão mais velho e da mãe. 


O filme se baseia numa novela autobiográfica do  escritor  Reidar Jonsson. O diretor Lasse Hallström, então com 39 ano, foi um dos autores do roteiro. Tinha já uma carreira firme, na Suécia; havia dirigido seis longa-metragens, inclusive ABBA: The Movie, de 1977, sobre o conjunto musical que era o maior produto de exportação da Suécia. Com Minha Vida de Cachorro, tornou-se conhecido internacionalmente. O filme foi indicado para os Oscars de melhor filme estrangeiro e melhor roteiro adaptado, e também para o Bafta de filme estrangeiro; não levou nenhum dos três prêmios, mas ganhou o Globo de Ouro de filme estrangeiro e mais 12 prêmios mundo afora.


Banhado em um clima poético, é um dos melhores filmes sobre crianças que o cinema já fez. Um prazer para os olhos e para a alma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário