Pesquisar este blog

sábado, 3 de março de 2012

DESPEDIDA EM LAS VEGAS ( 1995 ) - LEAVING LAS VEGAS


O filme conta a história de Ben e Sera, interpretados por Nicolas Cage e Elisabeth Shue. Ben está nos estágios terminais de um alcoolismo irrecuperável e se dirige para Las Vegas com o objetivo de se embriagar até morrer. Sera é uma prostituta. Embora as prostitutas tenham se tornado um clichê no cinema, e mais ainda as de bom coração, os detalhes desse relacionamento deixam os clichês muito para trás e o filme se transforma na história daqueles personagens específicos, mostrando-os exatamente como são.


O diretor Mike Figgis perambulou com este roteiro por vários estúdios. Como nenhum deles quisesse bancá-lo, decidiu colocar dinheiro do próprio bolso. O resultado, que surpreendeu nas bilheterias americanas, deu ao filme quatro indicações ao Oscar: ator, atriz, direção e roteiro adaptado.


A história é dramática e tem final pessimista, apesar de muitos momentos serem extraordinariamente sublimes e comoventes. A trilha sonora e a direção de fotografia ( que apela para vários estilos cinematográficos ) ajudam muito.O roteiro é baseado em um romance de John O'brien, que se matou mais ou menos à época que o filme entrou em produção, aos 34 anos. Seu pai declarou que esse livro era sua carta de suicídio. O personagem de Ben é certamente um homem que tomou uma decisão e a levará até o fim; talvez haja uma explicação para Ben se mate com álcool, ao invés de, digamos, um tiro na cabeça, como fez O`Brien. A culpa de Ben, ou o seu desespero, ou o ódio que devota a si mesmo, são tão extremos que ele não quer um fim rápido. Quer sofrer até o final.

Sera lhe proporciona algum alívio, mas não lhe diminui o sofrimento e, se ele a amasse de verdade, não iria querer abandoná-la. Mas talvez esteja desequilibrado demais para ter tais pensamentos. "Você é meu anjo", diz-lhe Ben, pouco antes da cena da morte, de uma tristeza e uma ternura irresistíveis. Mas a essa altura já está muito mais morto do que vivo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário