Pesquisar este blog

sábado, 31 de março de 2012

CONTATOS IMEDIATOS DO TERCEIRO GRAU ( 1977 ) - CLOSE ENCOUNTERS OF THE THIRD KIND


Roy Neary ( Richard Dreyfuss ), é um homem comum que tem um encontro com um OVNI. Quando ninguém acredita nele, fica obcecado por descobrir o sentido dessa experiência, deixando de lado sua família no processo. A única pessoa que o compreende  é Jillian Guiler ( Melinda Dillon ), movida pela busca por seu filho, abduzido durante uma visita assustadora dos alienígenas.


Acaba ficando claro que ambos estão entre os "implantados", privilegiados com uma conexão compartilhada. Em paralelo com essas experiências íntimas de frustração e medo do desconhecido, de coragem e de alegria em confrontá-lo ( e em achar algo extraordinário nos alienígenas com jeitão de crianças ) estão os esforços internacionais do esperançoso Claude Lacombe ( François Truffaut ), chefe do projeto científico encarregado de investigar e responder ao contato dos extraterrestres. 


Contatos imediatos engloba temas recorrentes no trabalho do diretor Steven Spielberg. Seus personagens mais comuns estão lá ( o indivíduo em uma busca pessoal, a mãe simpática, o menino perdido, as autoridades pouco confiáveis), bem como a experiência transformadora. Há salvamento, redenção e afirmação dos valores pessoais. Remova os efeitos especiais e o que sobra é a história de um homem comum em circunstâncias extraordinárias.


Lançado pouco depois de Guerra nas estrelas, Contatos imediatos também se tornou um fenômeno pop imediato. Tanto a melodia de cinco notas de John Williams, ao mesmo tempo saudação e linguagem, quanto a montanha de purê de batata entraram para a cultura popular, e o assombro coletivo ante a visão da nave-mãe surgindo sobre a montanha servem para atestar o dom que Spielberg possui de maravilhar o público.



Nenhum comentário:

Postar um comentário