Pesquisar este blog

sábado, 4 de fevereiro de 2012

TUBARÃO ( 1975 ) - JAWS


Conta-se que quando os produtores Richard Zanuck e David Brown abordaram Spielberg pela primeira vez, oferecendo-lhe a direção do filme baseado no best-seller de Peter Benchley, Spielberg respondeu que sim, estabelecendo uma condição única: na primeira hora do filme, o tubarão não seria visto. Ao manter o monstro fora da tela, Spielberg empregava uma estratégia utilizada por Alfred Hitchcock ao longo da carreira. "Há uma bomba embaixo da mesa e ela explode: isso é surpresa", dizia Hitchcock. " A bomba está sob a mesa e não explode: isso é suspense." Na maior paete do filme, Spielberg deixa o tubarão sob a mesa. E muitas das manifestações do tubarão na segunda metade do filme são de segunda mão: não o vemos, mas sim as consequências de suas ações.


Durante o filme inteiro utilizam-se objetos flutuantes para sugerir o tubarão invisível. Quando os três protagonistas ( Brody, o chefe de polícia; Quint, o caçador experiente; e Hooper, o oceanógrafo ) se lançam ao mar no estragado barco de Quint, eles disparam arpões contra o tubarão. Esses arpões estão amarrados a bóias amarelas flutuantes. Nas sequências cruciais do filme, muitas vezes olhamos para as bóias e não para o tubarão, mas a premissa foi tão bem estabelecida que passamos a temê-las como tememos o tubarão.


Um dos muitos prazeres do filme é o elenco. Roy Scheider está perfeito como o policial que nota que os torsos mastigados que surgem na praia local deveriam ser razão suficiente para manter os banhistas na areia, mas é incapaz de convencer o prefeito de que há motivo para preocupação. Por sorte ele tem ao seu lado o especialista Matt Hooper ( Richard Dreyfuss ) e o velho lobo do mar Quint ( Robert Shaw, excelente ) e logo há três homens dispostos a enfrentar a máquina devoradora dos mares, levando a um confronto final, no estilo do capitão Ahab contra Moby Dick, que é igualmente tenso quando assistido na primeira ou na décima vez.


Tubarão estreou em 1975 e logo faturou a maior bilheteria de até então, desbancando para sempre os filmes B e de aventuras, em geral lançados no verão. Os principais estúdios de Hollywood, que evitavam o verão, passaram a identificá-lo como a melhor época para estréias. Para Spielberg, o filme serviu de plataforma de lançamento da mais extraordinária carreira de diretor da história moderna do cinema. Antes de Tubarão, ele era conhecido como jovem e talentoso diretor de filmes como Encurralado ( 1971 ) e A louca escapada ( 1974 ). Depois de Tubarão, Contatos imediatos do terceiro grau ( 1977 ) e Os caçadores da arca perdida (1981 ), Spielberg se transformou em rei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário