Pesquisar este blog

domingo, 5 de fevereiro de 2012

O HOMEM QUE MATOU O FACÍNORA (1962) - THE MAN WHO SHOT LIBERTY VALANCE

Lee Marvin / James Stewart / John Wayne

Como se estivesse justificando as belas evasivas e mentiras descaradas de seus faroestes mais antigos, em o Homem que matou o facínora John Ford parece concluir que, se a lenda for melhor que a verdade, é melhor ficar com a lenda.



Ramson Stoddard ( James Stewart ) é um advogado que abocanhou o crédito por livrar a área de um fora-da-lei desumano ( Lee Marvin ) e seguiu uma carreira política de sucesso, enquanto o homem que realmente matou Liberty Valance, o personagem interpretado por John Wayne, morre pobre e bêbado. Uma ironia adicional é que este arquétipo do herói de faroeste atira em Liberty pelas costas, encoberto pelas sombras, enquanto o advogado supostamente medroso se posta diante do bandido com coragem suicida e joga limpo. 

James Stewart / O diretor John Ford / John Wayne
Filmado em preto-e-branco dentro de um estúdio, o que foge ao lirismo dos épicos de Ford feitos no Monument Valley, a película revisita o tema "limpar a cidade dos bandidos" presente em Paixão dos fortes ( 1946 ), desta vez com uma visão cínica de todo o processo de levar a civilização para os recantos para os recantos mais ermos do oeste.


Nenhum comentário:

Postar um comentário