Pesquisar este blog

sábado, 28 de janeiro de 2012

A CAIXA DE PANDORA ( 1929 ) - DIE BÜCHSE DER PANDORA


Louise Brooks nos observa da tela como se a tela não estivesse ali; ela joga para longe o artifício do filme e nos convida a atuar com ela. Carrega sua beleza como um presente sobre o qual não se precisa pensar muito, e nos enfrenta como uma menina malcriada. Quando encontramos alguém assim na vida, ficamos atraídos, mas no fundo da nossa alma sabemos que isso é encrenca.


A vida não pode permitir tanta liberdade, e Brooks, portanto, nos seus melhores filmes é oprimida - e punida por ser tão arrebatada. Dona de uma presença tão poderosa e erótica que a impediu de fazer a transição de suas melindrosas mudas para os papéis falados que merecia em uma Hollywood dominada por Shirley Temple, a Brooks de A caixa de Pandora é a vamp definitiva, comseu corte de cabelo curtinho de franja reta (" Um dos dez cortes de cabelo que mudaram o mundo", de acordo com a revista InStyle ).


A fama de A caixa de Pandora, obra-prima atemporal de G. W. Pabst, se deve da criação de um personagem arquetípico a partir de Lulu ( Louise Brooks ), uma inocente sedutora cuja escancarada sexualidade acaba arruinando a vida de todos à sua volta.


A história começa com Lulu em uma sala de estar burguesa de Berlim, onde ela é a adorada amante de Peter Schön ( Fritz Kortner ), um editor de jornal viúvo, e flerta com Alwa (Francis Lederer ), o filho adulto de seu amante, e até com o cafetão Schigolch ( Carl Goetz), com aparência de gnomo e que pode ser tanto seu pai como seu primeiro caso amoroso. Lulu parece ser entregue ao dono de um cabaré ( Krafft-Raschig ), no entanto, ao se sentir provocada quando Schön diz ao filho que "não se deve casar " com uma mulher do seu tipo, ela arma um incidente no camarim da casa de espetáculos, fazendo com que o editor rompa sua relação com a noiva e se case com ela, embora Schön saiba que isso o levará a ruína.


Apesar das suspeitas de que seu marido tenha cometido suicídio, Lulu acaba sendo condenada por seu assassinato. Fugindo com alwa, Schigolch e sua admiradora, a condessa Geschwitz ( Alice Roberts, em uma das primeiras personagens claramente lésbicas do cinema ), ela chega a um barco no rio Sena - um antro de jogo e ópio onde ela quase é vendida para um bordel egípcio e surpreende Alwa a traindo de forma humilhante - e finalmente a uma Londres natalina, onde é perseguida por Jack, o estripador ( Gustav Diessl).


Embora as peças originais se passem em 1888, o ano dos crimes do Estripador, Pabst imagina um cenário fantástico, porém contemporâneo, que parece começar na moderna Berlim da década de 20 e então voltar no tempo a uma Londres nebulosa para uma cena de assassinato que é o primeiro grande insight do cinema no que diz respeito à mentalidade de um serial killer. Lulu, que havia se tornado prostituta, encanta o titubeante Jack, que joga de lado sua faca e faz um esforço sincero para não matar novamente, mas é vencido pelo seu impulso assassino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário